Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



"Queremos que o Sporting seja um grande clube, tão grande como os maiores da Europa."

Bandeira001.jpg

 

Um clube que nasceu para vencer. Mas vencer com mérito, com fair-play, e com justiça.

Mas não apenas isso. Um clube fundado com o propósito de ser uma verdadeira instituição de utilidade pública. Uma forma de promover a saúde e a cultura.

 

No principio, o desporto no Sporting teve um lado mais social. Pode-se concluir isso no artigo 3º e 4º dos primeiros estatutos do Sporting Clube de Portugal:

 

"Artigo 3º

Estabelecerá para os sócios e alunos cursos dos mencionados exercícios, dirigidos por individuos competentes, beneficiará consoante os seus recursos instituições de beneficência pública, empregará os seus esforços para organizar cursos práticos gratuitos destinados à frequência de individuos que por sua posição social não estejam nas condições de ser inscritos sócios cooperando por esta forma para a resolução do utilissimo problema do avigoramento da raça portuguesa e pelo auxílio que se propõem a prestar no limite dos seus meios ao bem das classes desprotegidas, o Sporting Club de Portugal é uma perfeita associação de utilidade pública.

 

 

Artigo 4º

Para demonstrar a utilidade dos exercícios a que se destina poderá o Sporting Club de Portugal organizar concursos e certamente sportivos estabelecendo prémios. Ser-Ihe-ha também facultado quando as circunstâncias financeiras do Club o exijam; ou quando a Direcção entenda necessário como meio de propaganda poder apresentar os seus exercícios em espectaculo público sendo pelo menos metade do produto liquido em favor de alguma instituição de beneficência quando a entrada não fôr gratuita ou esse espectáculo organizado por qualquer outra associação sportiva."

 

Fonte: WikiSporting

 

 

É tempo de cada um de nós fazer uma auto-avaliação, e tentar perceber se o caminho actual vai de encontro aos desígnios dos fundadores. Podemos começar, por exemplo, por reflectir sobre o sectarismo que as redes-sociais do Sporting e o próprio presidente, estão a tentar provocar no seio da Selecção Nacional. Ou a forma como dentro do próprio clube se processa e expurga associados com anos de dedicação ao clube. Enfim, há muito por onde reflectir, e este blog tem tido esse propósito.

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

De comentador desportivo a 01.07.2016 às 23:13

ARTIGO 1.º

Sporting Club de Portugal é o título d'uma associação composta
d'individuos d'ambos os sexos de boa sociedade e conducta irreprehensivel.

De boa sociedade e CONDUTA IRREPREENSÍVEL

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D